Escritor e advogado carioca (25/9/1935-). João Carlos Marinho Homem de Mello nasce no Rio de Janeiro, então distrito federal, e aos 5 an... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

João Carlos Marinho

97

por:

Escritor e advogado carioca (25/9/1935-). João Carlos Marinho Homem de Mello nasce no Rio de Janeiro, então distrito federal, e aos 5 anos muda-se com a família para Santos, em São Paulo, onde o pai trabalha com corretagem de café.

Dos 10 aos 13 anos estuda no internato do Colégio Mackenzie, em São Paulo, e em seguida passa a viver na cidade com os avós maternos. Faz o colégio em Lausanne, na Suíça, de onde retorna com 20 anos. Em 1961 forma-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Como advogado, representa vários sindicatos de Guarulhos, até perder o emprego em 1964, após o golpe militar. Abre escritório próprio e especializa-se na área trabalhista. Publica em 1969 seu primeiro livro, O Gênio do Crime. Apaixonado por Monteiro Lobato desde a infância, escreve uma série de dez livros protagonizada também por um mesmo grupo de personagens, "a turma do gordo".

Em 1982 ganha o Prêmio Jabuti com Sangue Fresco. Além de dedicar-se à literatura infantil, assina os romances O Professor Albuquerque e a Vida Eterna (1973) e Pedro Soldador (1976); os contos Pai Mental e Outras Estórias (1983); e o livro de poesias Anjo de Camisola (1988).