Pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson (27/1/1832-14/1/1898), matemático, fotógrafo amador e escritor inglês. É o autor do famoso clássico Alice no País das Maravilhas. Nasce na cidade de Daresbury, Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Lewis Carroll

por:

Pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson (27/1/1832-14/1/1898), matemático, fotógrafo amador e escritor inglês. É o autor do famoso clássico Alice no País das Maravilhas. Nasce na cidade de Daresbury, em Cheshire, condado da região noroeste da Inglaterra.

Estuda matemática no Christ Church College, da Universidade de Oxford. Trabalha na instituição entre 1855 e 1888. Em 1861 é nomeado diácono da Igreja Anglicana. Fascinado com as crianças, desenvolve para elas jogos matemáticos e passatempos.

Lewis CarrollFaz vários ensaios fotográficos das meninas Lorina, Edith e Alice, filhas do deão Henry Liddel, de quem é amigo. Inspira-se na última para compor suas obras mais conhecidas: Alice no País das Maravilhas (1865), que narra as aventuras de uma menina em mundos imaginários, e Alice Através do Espelho (1872), que mostra um mundo no qual tudo funciona às avessas.

Assina obras de matemática e lógica, escritas em tom humorístico, como Euclides e Seus Rivais Modernos, de crítica às geometrias não euclidianas. Morre em Guildford, cidade próxima de Londres.