Cantor e compositor carioca radicado em Minas Gerais (26/10/1942-). É considerado um dos nomes mais importantes da MPB. Filho de uma empregada ...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Milton Nascimento

97

por:

Cantor e compositor carioca radicado em Minas Gerais (26/10/1942-). É considerado um dos nomes mais importantes da MPB. Filho de uma empregada doméstica, nasce no Rio de Janeiro e é adotado pela família de um bancário de Três Pontas, Minas Gerais, onde fica até a juventude, formando-se técnico em contabilidade.

Aos 15 anos, monta seu primeiro conjunto e posteriormente se torna crooner do grupo W's Boys. Durante o ano de 1963 vive em Belo Horizonte, interpretando jazz ao lado de Wagner Tiso. Quatro anos depois, Elis Regina faz sucesso com uma composição sua, Canção do Sal. Alcança prestígio nacional em 1967, ao cantar Travessia no 2º Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, e ganhar o prêmio de melhor intérprete.

Milton NascimentoGrava em 1968 o disco Courage, nos Estados Unidos (EUA), que inclui uma versão em inglês de Travessia. O LP Milagre dos Peixes (1974) é um dos pontos altos de sua carreira. Seguem-se Minas (1975), Geraes (1976) e Clube da Esquina 2 (1978).

Na década de 80 faz espetáculos e gravações de repercussão internacional nos EUA e na Europa. Destaca-se o LP Yauaretê (1987), do qual participam Paul Simon e Wayne Shorter. Em defesa da Amazônia, grava Txai (1990). Vêm em seguida os discos Angelus (1993) e Amigos (1995). Em 1997 tem diabetes e enfrenta problemas de saúde, mas lança o CD Nascimento, pelo qual recebe, em 1998, o Prêmio Grammy na categoria World Music. Em 1999 grava o CD Crooner, em que relembra o início da carreira no interior mineiro.