Físico dinamarquês (7/10/1885-18/11/1962). Prêmio Nobel de Física de 1922. Autor da descoberta da estrutura do átomo ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Niels Bohr

97

por:

Físico dinamarquês (7/10/1885-18/11/1962). Prêmio Nobel de Física de 1922. Autor da descoberta da estrutura do átomo e da posição dos elétrons dentro dele. Niels Henrik David Bohr nasce em Copenhague e se interessa pela pesquisa científica desde muito jovem.

Ganha a medalha de ouro oferecida pela Sociedade Científica Dinamarquesa aos 22 anos, na Universidade de Copenhague, onde conclui o doutorado em 1911. Segue para a Inglaterra para fazer o pós-doutorado em Cambridge com J.J. Thomson.

Em 1912 muda-se para Manchester para trabalhar com o físico inglês Ernest Rutherford, que acabava de propor um modelo para a estrutura do átomo. Com base nele, Bohr identifica a posição dos elétrons no núcleo atômico, estabelecendo que ele se desloca sempre em determinadas órbitas estáveis ou quânticas.

Niels BohrPela descoberta, recebe o Prêmio Nobel de Física de 1922. Volta para a Dinamarca em 1920 e dirige o Instituto de Física Teórica de Copenhague. Na década de 30, sua teoria sobre a mecânica quântica contribui para o sucesso das primeiras tentativas de fissão nuclear.

Durante a II Guerra Mundial, vai para os Estados Unidos e colabora com as pesquisas que levam à fabricação da bomba atômica. Em 1944 abandona o projeto e passa a trabalhar pela utilização pacífica da energia nuclear. Retorna a seu país no ano seguinte. Morre em Copenhague.