Cantor e compositor baiano (28/6/1945-21/8/1989). Um dos pioneiros do rock brasileiro. Raul Santos Seixas nasce em Salvador, onde passa a infânc... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Raul Seixas

97

por:

Cantor e compositor baiano (28/6/1945-21/8/1989). Um dos pioneiros do rock brasileiro. Raul Santos Seixas nasce em Salvador, onde passa a infância e a juventude. Começa a estudar direito, mas abandona o curso para se dedicar à música. Aos 12 anos forma o conjunto Os Panteras, primeiro grupo de rock da cidade a usar instrumentos elétricos.

Nos anos 50 cria um fã-clube de Elvis Presley, cantor norte-americano que tem grande influência em sua carreira. Em 1967, empolgado por ter acompanhado Jerry Adriani num show em Salvador, muda-se com todo o conjunto para o Rio de Janeiro e grava o disco Raulzito e Seus Panteras.

Raul SeixasGanha projeção nacional com a canção Ouro de Tolo, incluída no álbum Krig-Ha Bandolo, de 1973. Dois anos mais tarde lança Gita e, em 1976, Eu Nasci Dez Mil Anos Atrás. Entre seus maiores sucessos estão Eu Sou a Mosca Que Pousou na Sua Sopa, composta em parceria com Paulo Coelho, Metamorfose Ambulante e Sociedade Alternativa.

Pouco depois de sua morte, provocada por uma pancreatite aguda em decorrência do alcoolismo, em São Paulo, é lançado o LP A Panela do Diabo (1989), gravado com Marcelo Nova, vocalista do grupo Camisa de Vênus. Logo em seguida, seu nome é dado a um parque municipal no bairro de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista.