Pintor brasileiro de origem italiana (14/4/1896-28/5/1988). Considerado um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Nasce na cidade italiana de Lucca e, aos 2 anos de idade, é trazido para o Brasil, fixando resiPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Alfredo Volpi

por:

Pintor brasileiro de origem italiana (14/4/1896-28/5/1988). Considerado um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Nasce na cidade italiana de Lucca e, aos 2 anos de idade, é trazido para o Brasil, fixando residência em São Paulo. Autodidata, começa a pintar em 1911 executando murais decorativos.

Alfredo Volpi Em 1922 passa a pintar também sobre tela e madeira. De 1937 a 1940 integra o Grupo Santa Helena, juntamente com Francisco Gonzales Rebolo, Mário Zanini e Aldo Bonadei, e a Família Artística Paulista, que se dedica a uma pintura mais tradicional e figurativa. Em 1944 realiza a primeira exposição individual. Nos anos 50 evolui para a abstração geométrica, com a série de bandeiras e mastros de festas juninas. Recebe o prêmio de melhor pintor nacional na 2ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo (1953). Participa da Bienal de Veneza em 1954 e da 1ª Exposição de Arte Concreta dois anos depois. Morre em São Paulo.