Cantor e compositor carioca (8/9/1942-15/3/1998). Criador do soul brasileiro. Sebastião Rodrigues Maia nasce na cidade do Rio de Janeiro, caçula de 12 irmãos. Cresce no bairro da Tijuca, onde a família tem uma pensão. AlPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Tim Maia

por:

Cantor e compositor carioca (8/9/1942-15/3/1998). Criador do soul brasileiro. Sebastião Rodrigues Maia nasce na cidade do Rio de Janeiro, caçula de 12 irmãos. Cresce no bairro da Tijuca, onde a família tem uma pensão. Ali conhece Erasmo e Roberto Carlos, ainda adolescente.

Aos 12 anos já toca bateria e aos 15 dá aulas de violão a Erasmo Carlos. Com ele e com Wilson Simonal forma o conjunto Sputniks em 1957. Em 1959 vai para os Estados Unidos (EUA) estudar inglês e forma o grupo de samba The Ideals. Chega a gravar um disco com a banda antes de ser autuado por porte de maconha, razão pela qual acaba deportado.

Tim Maia De volta ao Brasil, é desprezado pelos velhos amigos, que começam a fazer sucesso com o movimento da jovem guarda, e muda-se para São Paulo, onde conhece Os Mutantes. Por intermédio deles, consegue gravar na Phillips seu primeiro LP, Tim Maia. O disco fica seis meses no primeiro lugar das paradas. No início da década de 70 lança o movimento soul, com Toni Tornado, Paulo Diniz e Ivan Lins, e conquista a Zona Norte carioca.

Em 1974 cria a gravadora Seroma (iniciais de seu nome), para comercializar seus discos. Grava 35 discos em 39 anos de carreira, misturando soul, funk e baladas românticas. Entre seus principais sucessos estão Azul da Cor do Mar, Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar), Réu Confesso, Sossego e Descobridor dos Sete Mares. Morre aos 55 anos em Niterói, no Rio de Janeiro.