Poeta romano (15/10/70 a.C.-21/9/19 a.C.). Um dos maiores nomes da poesia latina, sua obra serve de modelo para todos os poetas ocidentais até ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Virgílio

97

por:

Poeta romano (15/10/70 a.C.-21/9/19 a.C.). Um dos maiores nomes da poesia latina, sua obra serve de modelo para todos os poetas ocidentais até o século XVIII. Publius Vergilius Maro nasce em Andes, atual Pietole, perto de Mântua. De família pobre, é educado em Cremona.

Virgílio Vai depois para Roma, onde estuda filosofia e retórica com grandes mestres e passa a frequentar os círculos eruditos da cidade. Protegido do ministro Mecenas, é nomeado poeta oficial do imperador Augusto. Em algumas obras, como Bucólicas e Geórgicas, utiliza elementos da cultura helênica. Revela notável habilidade na composição dos versos.

Seu estilo é imitado por todos os grandes poetas épicos dos séculos XVI e XVII, como Camões, Tasso e Milton. Escreve a Eneida, atendendo a uma encomenda de Augusto, na qual narra a viagem do troiano Enéias, encarregado pelos deuses de lançar na região do Lácio a pedra fundamental da cidade sagrada de Roma. Leva cerca de dez anos para escrever a Eneida e, antes de considerá-la finalizada, morre em Brundisium, hoje Brindisi.