Lamarck

Algo Sobre

por:

sobre: Biografias

Biólogo francês (1º/8/1744-18/12/1829). Precursor da Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin. Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Cavaleiro de Lamarck, nasce em Bazentin-le-Petit, na região francesa de Picardy, norte da França.

Filho mais novo de 11 irmãos de um barão francês da infantaria, entra para o Exército aos 24 anos. Abandona a carreira militar para dedicar-se à medicina e à botânica em 1768. Dez anos depois, publica os três volumes de Flora Francesa, obra que lhe vale a nomeação como botânico do herbário real. Em 1793 assume o cargo de professor de zoologia do Museu de História Natural de Paris.

Lamarck Em 1801 apresenta a distinção entre os animais vertebrados e os invertebrados emHistória Natural dos Animais sem Vértebras. Em Filosofia Zoológica, de 1809, expõe pela primeira vez sua teoria da evolução, mais tarde conhecida como lamarckismo. Como precursor da teoria de Darwin, defende a ideia de que a necessidade de se adaptar às mudanças do meio ambiente é o que explica a evolução das espécies, ao transmitir a mutação às futuras gerações.

A tese é rejeitada pelos meios científicos, e Lamarck morre na miséria, em Paris. É considerado hoje fundador da biologia como ramo específico da ciência.


Últimas Notícias

Como evitar a ansiedade gerada pela matemática

Como evitar a ansiedade gerada pela matemática

Segunda, 13/07/15
Segundo psicólogos, medo da matemática acaba por afetar o desempenho na discipli... mais »
Para especialistas, mudanças no Fies tornam o programa mais sustentável

Para especialistas, mudanças no Fies tornam o programa mais sustentável

Terça, 07/07/15
Pelas novas regras, os estudantes terão que arcar com juros maiores e prazo meno... mais »
MEC divulga resultado da primeira chamada do Sisutec

MEC divulga resultado da primeira chamada do Sisutec

Terça, 07/07/15
O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (7) o resultado da primeira chamada ... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora