Navegador dinamarquês (1681-19/12/1741). Descobridor da região hoje conhecida como estreito de Bering. Vitus Jonassen Bering nasce na cid... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Vitus Bering

97

por:

Navegador dinamarquês (1681-19/12/1741). Descobridor da região hoje conhecida como estreito de Bering. Vitus Jonassen Bering nasce na cidade de Horsens. Ingressa na frota do czar Pedro, o Grande e, em 1724, é nomeado líder de uma expedição para determinar se Ásia e América do Norte são ligadas por terra (em 1648, o russo Semyon Dezhnyov já navegara pelo estreito de Bering, mas o fato permaneceu desconhecido até 1736).

Sai da península da Sibéria em 13 de julho de 1728 e, no mês seguinte, chega ao estreito que levaria seu nome, no oceano Ártico. O mau tempo impede observações mais cuidadosas. Contudo, ao não avistar a costa da América, Bering conclui que os dois continentes não estão unidos.

Vitus BeringDe volta à Rússia, realiza uma segunda expedição durante o reinado da imperatriz Anna, na qual mapeia grande parte da costa ártica da Sibéria. Em junho de 1741, a bordo do St. Peter, parte novamente da península da Sibéria, dessa vez acompanhado por Aleksey Chirikov, que comanda o navio St. Paul.

Os dois navios são separados por uma tempestade e, enquanto Chirikov descobre várias das ilhas Aleutas, Bering navega pelo golfo do Alasca. Vítima de escorbuto, é incapaz de conduzir o navio na volta, naufragando perto da península de Kamchatka.