Desenvolvimento Social Sustentável

Aucélio Gusmão

por:

sobre: Administração

A experiência tem mostrado, com ampla evidência, que não é o crescimento, mas a qualidade dele, que determina a melhoria do viver das sociedades.

Desenvolvimento significa capacidade de livremente escolher e optar, melhor distribuição de renda, plena democracia, saúde e educação, enfim acessibilidade. Sem desenvolvimento social concomitante nunca haverá desenvolvimento econômico satisfatório.

Algumas dificuldades permeiam e tendem a servirem de justificativas. É fundamental que se atenue o caráter compulsivo de produtividade e lucro. Ganhar é decisivo para qualquer empresa. Lucro uma essencialidade. Não perder de vista o caráter social, definitivo.

Que modelos são praticados?

Pesa bastante a exploração e a alienação do trabalho pela divisão e subdivisão de tarefas; o desemprego tecnológico e estrutural; a migração compulsória de trabalhadores rurais para os grandes centros, com franca derrota antecipada – despreparados e desqualificados para competir – circunstância que se reflete numa quase anomia, caracterizada por aumento da violência e criminalidade.

O crescimento econômico exclusivamente é concentrador da riqueza e também estéril, por não gerar empregos, pelo menos para eliminar as perdas típicas da tecnologia.

Surge um novo temário, bonito, sóbrio, ético, elegante no conceito, Responsabilidade Social. Trabalhar é a vontade de todo cidadão, lhe confere moral e dignidade. Será que conseguirá suprir a ausência da oportunidade de trabalho? Trabalho é também inclusão social!

Outra vertente. Migração de capital internacional. Por que não ocorre ou quando ocorre é de forma pífia? Mão-de-obra qualificada carente, direitos de propriedade mal definidos, eventualmente violentados, sistema jurídico não confiável. Instabilidade política com chance de alteração de regras contratualmente pactuadas.

É preciso numa visão ampla que a palavra – sustentabilidade - seja verdadeira. Que ela seja descrita como democracia política, equidade social, eficiência econômica, diversidade cultural, saúde, segurança e conservação do meio ambiente, na teoria e na prática.

A justiça é preferível à prudência. (Cícero)

"O Crescimento Econômico não pode ser associado a desenvolvimento social e cultural, de forma pragmática."
Amartya Sen - (Economista)


Últimas Notícias

Unicamp divulga lista de convocados em primeira chamada no vestibular 2015

Unicamp divulga lista de convocados em primeira chamada no vestibular 2015

Segunda, 02/02/15
Convocados deverão realizar a matrícula não presencial entre os dias 3 e 4 de fe... mais »
MEC divulga a primeira chamada de aprovados no Prouni 2015

MEC divulga a primeira chamada de aprovados no Prouni 2015

Segunda, 02/02/15
O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (2) o resultado da primeira chamada... mais »
Selecionados no Sisu podem fazer matrícula a partir de hoje (30/01)

Selecionados no Sisu podem fazer matrícula a partir de hoje (30/01)

Sexta, 30/01/15
A partir de hoje (30), os candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificad... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora