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Melhoria da Imagem Como Meio de Promoção Pessoal

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Imagine a seguinte cena: um casal incrivelmente atraente, a sós, em um ambiente a meia luz. Ao fundo, uma musica suave e sedutora. Pela janela, percebe-se um reflexo negro de um avião que passa subindo ao lado do edifício. O casal se toca suavemente, enquanto a musica continua. Ele se aproxima e sussurra  algumas palavras cheias de intimidade e insinuação no ouvido dela, que, embevecida, inclina a cabeça para trás, fecha os olhos e entreabre levemente os lábios.

Enquanto a imagem vai se distanciando vagarosamente surge uma mensagem na tela: "Compartilhe a fantasia. Chanel”.

Esta propaganda, que foi ao ar em 1984, apresentada pela Chanel em um comercial de TV, consegue simbolizar de que forma uma imagem pode criar uma fantasia, influenciar a imaginação e motivar as pessoas, despertando-lhes desejos.

Em vez de salientar as qualidades do perfume Chanel, o comercial destacou a beleza do casal e o clima romântico para, indiretamente, sugerir a venda de sua mercadoria. A beleza física é uma dos componentes que mais influenciam nossa imagem, que, por sua vez, está intimamente associada ao sucesso profissional e a realização pessoal.

A busca pela conquista da beleza física tornou-se um sonho de consumo cada vez mais presente na vida das pessoas. Este sonho, tradicionalmente perseguido pelas mulheres, agora também faz parte das aspirações masculinas, e tem se tornado cada vez mais possível graças aos avanços da indústria da beleza.

Com produtos e processos inovadores e evoluindo continuamente, eles têm proporcionado à parcela significativa da população, uma forma de realizar suas expectativas e anseios. Principalmente por parte das pessoas que, sem ter um biotipo favorável, conseguem, através dos produtos e novos processos de embelezamento, realizar sonhos inconfessáveis.

É preciso compreender que as expectativas das pessoas ao adquirir produtos e serviços para aperfeiçoar sua imagem, estão relacionadas a questões fundamentais de suas vidas como, relacionamentos afetivos, auto-estima, valorização como pessoas, sucesso profissional, status, aceitação social,  entre muitos outros motivos.

A imagem das pessoas definitivamente ocupa um lugar de destaque tanto na vida pessoal como na gestão de sua carreira. Estudos mostram que a primeira impressão causada ocorre nos primeiros instantes de um relacionamento, mesmo antes de o processo de comunicação acontecer.

Segundo o americano John Caples, especialista em meios de comunicação, que realizou uma serie de estudos denominados “Tested Advertsing Methods, Englewood Cliffs, 1974”, a venda num comercial de TV, é realizada ou não nos três segundos iniciais do comercial. Num anuncio impresso, 75% das decisões acontecem na leitura do cabeçalho, e numa demonstração promocional, a venda é feita ou não nos três minutos iniciais.

Baseado neste estudo percebe-se que a primeira impressão que causamos num encontro social ou profissional é fundamental para o sucesso de um relacionamento. Por isto, a imagem que apresentamos inicialmente tem um papel de destaque.

Dessa forma, é possível concluir que ao adquirir produtos e serviços o consumidor na verdade procura atender um conjunto de necessidades que vão desde a busca de status e aceitação social, até a realização de sonhos e fantasias. Ao aperfeiçoar a imagem não só se consegue melhorar a satisfação  pessoal, como também construir uma imagem positiva no mercado.