O momento de escolha da profissão é crucial e inevitável na vida do adolescente. Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Na escolha da profissão o importante é se orientar


Warning: DOMDocument::loadHTML(): Unexpected end tag : p in Entity, line: 1 in /home/algosobre/public_html/templates/telhas/html/com_content/article/default.php on line 168
95

por:

O momento de escolha da profissão é crucial e inevitável na vida do adolescente. Muita gente acha que escolher uma carreira é um processo simples e que para isso basta apenas dar uma folheada num Guia de Profissões. Grande engano! Optar por uma carreira é muito mais que uma simples escolha. Escolher uma carreira envolve muito autoconhecimento, pesquisa sobre a realidade das profissões e ainda um olhar bem cuidadoso para verdadeiros interesses e desejos.

O que é autoconhecimento? Autoconhecimento quer dizer conhecer-se: quem eu sou, do que eu gosto, do que eu não gosto, quais as minhas vontades etc.. Autoconhecimento é um olhar para si no sentido de reconhecer quem realmente somos para empreender nosso amanhã. Somente a partir do autoconhecimento é que podemos adquirir a capacidade de nos projetarmos no futuro e fazer planos para uma vida profissional e pessoal satisfatórias.

Orientação VocacionalConhecer a realidade das profissões no país também é de extrema importância: que tipo de profissão/carreira me interessa? Qual é o salário inicial? Qual é o ambiente de trabalho de um dado profissional? Qual é a sua jornada de trabalho? A partir dessas respostas o adolescente poderá decidir se aceita ou não aceita o desafio que uma determinada carreira trará para sua trajetória profissional. Qualquer escolha baseada em informações imprecisas sobre a carreira pretendida será passível de desilusões.

Além disso, o adolescente tem que lidar com seus reais interesses e desejos quando se propõe a fazer uma escolha profissional.

O que eu realmente quero e o que a minha família/sociedade espera de mim. Nesse momento, a família e a sociedade se fazem presentes no processo de Orientação Vocacional. O orientador conscientiza o jovem de que escolher é ter que optar dentre algumas possibilidades: escolher, neste caso, significa lidar com conflitos e responsabilizar-se pelo caminho escolhido. A responsabilidade na escolha é uma das chaves para um projeto profissional de sucesso.

* Barbara Tamburini é Psicóloga e Orientadora Vocacional