Em casos de morte, seja de um familiar, amigo ou pessoa ligada a você por negócios, é praxe enviar uma carta de condolências. Tais cartas devem sempre ser escritas à mão e enviadas assim que você tomar Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Condolências

por:

Em casos de morte, seja de um familiar, amigo ou pessoa ligada a você por negócios, é praxe enviar uma carta de condolências. Tais cartas devem sempre ser escritas à mão e enviadas assim que você tomar conhecimento da notícia. O ideal é escrever com naturalidade e manter um tom pessoa.

Procure transmitir à pessoa que sofreu a perda a ideia de que está pensando nela. que você compartilha de seu sofrimento, tinha grande estima pelo finado e sentirá muito a falta dele. Coloque-se também à sua disposição caso ela precise de ajuda.

Faça com que sua mensagem seja concisa e objetiva. Seu destinatário está preocupado demais para ler muitas página de carta. Evite também lugares-comuns e eufemismo do tipo sono eterno... a vida continua... partiu desta para melhor...

Seu objetivo ao escrever a carta é ajudar a pessoa que perde um ente querido a enfrentar sua perda. Se possível, mencione algum evento futuro ou proponha algum tipo de encontro, de modo a desviar a atenção da pessoa do acontecimento.

Jamais mencione a maneira como a pessoa morreu. E nunca compare "esta" morte com qualquer outra, a menos que você seja um amigo muito chegado e já tenha sofrido perda semelhante. Não tenha medo de expressar seus sentimento se forem de consolo ao saber da notícia, mas nunca expresse nesse momento seus sentimentos se forem sentimentos maus. Se a morte pôs fim a uma longa e penosa doença, como no exemplo abaixo, é válido manifestar alívio pelo fato de a pessoa não estar mais sofrendo.

Cara Jane,

Fiquei muito triste ao saber da morte de sua mãe. De certa maneira, porém, foi um alívio saber que ela já nã mais está sofrendo daquela maneira. Ela era uma senhora encantadora, que nos cativou pela maneira simpática como nos recebia e pelo interesse que demonstrava por nossa família. Tenho certeza de que todos vocês sentirão muita falta dela. Estremos pensando muito em você nas próximas semanas. Se houver qualquer coisa que possamos fazer para ajudar, por favor ligue pra mim. Com todo carinho,

Luísa,

No exemplo de carta para um parceiro de negócios, abaixo, o redator com muito tato expressa suas condolências e oferece ajuda prática.

Prezada Sra. Campos,

Tendo sido colega de seu marido por oito anos, fiquei bastante chocado ao tomar conhecimento de sua súbita morte. Escrevo para manifestar à senhora e à sua família minhas mais sinceras condolências. João era muito querido por seus companheiros e por aqueles com que ele lidava em nome da companhia. Todos no lembraremos dele como uma pessoa sempre disposta a ajudar Caso a senhora venha a precisar de qualquer tipo de assistência relacionada com seus negócios, por favor não hesite em entrar em contato comigo no número acima. Nosso departamento de pessoal deverá entrar em contato com a senhora para tratar da pensão e de outros assuntos.
Por favor, informe-nos a data do funeral. Muitos de nós gostariam de estar presentes. E, por favor, informe-nos também para onde mandar flores.

Cordialmente,

Eduardo Carvalho




icon Modelo de Carta de Pêsames (20 KB
icon Modelo de Carta de Agradecimento de Pêsames (19.5 KB)