Fatores condicionantes naturais

Eduardo Frigoletto

por:

sobre: Geografia

Clima, solo e relevo (entre outros)

A influência climática é a mais importante, exercendo-se tanto em consequência das variações da temperatura quanto da umidade. Existem plantas tropicais, como a cana-de-açúcar, o cacau, o café, que não podem ser cultivadas em outro clima, o mesmo ocorrendo com plantas do clima temperado, como o trigo, a cevada etc., e plantas do clima frio, como a aveia. Quando as plantas são de ciclo vegetativo curto, isto é, levam menos de seis meses entre o plantio e a colheita, podem adaptar-se a vários tipos de climas. Assim, o fumo, planta típica do clima tropical, às vezes é cultivado em regiões de clima temperado, desde que a semeadura se faça na primavera e a colheita no verão, justamente no período em que as regiões de climas temperados apresentam temperaturas elevadas. O trigo, produto típico dos climas temperados, é cultivado em regiões frias, quando a variedade cultivada é de ciclo vegetativo curto, como ocorre nas planícies canadenses e russas.

Tropicais – cana, cacau e café (não podem ser cultivadas em outro clima)
Temperado – trigo e cevada (não podem ser cultivadas em outro clima)
Frio – aveia (não pode ser cultivada em outro clima)

Outras podem adaptar-se – fumo (pode adaptar-se ao clima temperado)

Trigo (pode adaptar-se ao clima frio, desde que com o ciclo vegetativo curto)
Geadas – beneficiam o trigo e são fatais para o café
Café – Nordeste acima dos 700 m de altitude
Açúcar – necessita de 01 clima quente com alternância de 01 estação chuvosa (cresce) e desenvolve-se com uma estação seca para desidratar e se tornar rica em sacarose.

Ainda depende da umidade do ar a extensão das áreas cultivadas; nos desertos e nas regiões semi-áridas, a agricultura só pode ser feita com irrigação e com plantas que se adaptem bem aos climas secos – a tamareira, a figueira – ou que, tendo um ciclo vegetativo muito curto – o sorgo -, sejam cultivadas na curta estação chuvosa. Daí serem ainda hoje muito pequenas as áreas desérticas cultivadas, apesar dos trabalhos de recuperação feito nas regiões secas. Nas regiões frias, ficando o solo coberto por uma camada de gelo durante parte do ano, é natural que só poucas plantas que se adaptam às baixas temperaturas e que tenham ciclo vegetativo curto possam sobreviver.

Solos – textura e composição química
Arenosos – coqueiro, amendoim
Argilosos (massapê) - Cana
Terra roxa - Café
Silicosos (decomposição do arenito) - Algodão

O relevo também tem uma influência muito grande sobre a agricultura, de vez que nas regiões tropicais, atenuando a temperatura, faz com que certas áreas gozem de temperaturas amenas (entre 15 a 20 ºC durante todo o ano). Esta amenização da temperatura permite o desenvolvimento, em regiões equatoriais e tropicais de determinados produtos típicos dos climas temperados, como trigo, frutas, legumes europeus, batata-inglesa etc. O trigo é cultivado com sucesso no Planalto Meridional do Brasil e a batata-inglesa é largamente cultivada no Planalto da Borborema, Paraíba e em Poços de Caldas, Minas Gerais. A viticultura desenvolve-se em proporções comerciais no Rio Grande do Sul, na região alta de Caxias, Bento Gonçalves etc., o que não ocorre na Campanha Gaúcha, apesar de aí encontrarem as mais altas latitudes – a maior distância do Equador. Também ela vem sendo feita com sucesso na área irrigada do Sub-médio São Francisco.


Últimas Notícias

Onda de calor na Índia causa quase 500 mortes nos últimos dias

Onda de calor na Índia causa quase 500 mortes nos últimos dias

Segunda, 25/05/15
Pelo menos 432 pessoas morreram desde quarta-feira nos estados de Telangana e An... mais »
Conheça tecnologias criadas para melhorar sua concentração

Conheça tecnologias criadas para melhorar sua concentração

Segunda, 25/05/15
Especialista do Departamento de Informática da University of California, disse q... mais »
Inscrições para Enem 2015 são abertas hoje (25/05); acesse

Inscrições para Enem 2015 são abertas hoje (25/05); acesse

Segunda, 25/05/15
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (25), ex... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora