Considere uma mola vertical presa em sua extremidade superior. Aplicando-se uma força F na extremidade inferior da mola ela sofre deformação ( x ). Essa deformação é chamada de ELÁSTICA quando, retirada a fPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Força Elástica

por:

Considere uma mola vertical presa em sua extremidade superior. Aplicando-se uma força F na extremidade inferior da mola ela sofre deformação ( x ). Essa deformação é chamada de ELÁSTICA quando, retirada a força F, a mola retorna para a mesma posição.

elastica01.jpg

Chamaremos de força elástica, toda força que tem propriedades semelhantes a força da figura anterior. O cientista inglês Robert Hooke ( 1635-1703 ) estudou as deformações elásticas e chegou à seguinte conclusão:

"Em regime de deformação elástica, a intensidade da força é proporcional à deformação."

F = k . X

K: constante elástica da mola.
x: deformação da mola.