A massa específica (m) de uma substância é a razão entre a massa (m) de uma quantidade da substância e o volume (V) ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Massa Específica e Densidade

94

por:

A massa específica (m) de uma substância é a razão entre a massa (m) de uma quantidade da substância e o volume (V) correspondente:

Uma unidade muito usual para a massa específica é o g/cm3 , mas no SI a unidade é o kg/m3 . A relação entre elas é a seguinte:

massa_esp_densidade_02.gif

Assim, para transformar uma massa específica de g/cm3 para kg/m3, devemos multiplicá-la por 1.000 . Na tabela a seguir estão relacionadas as massas específicas de algumas substâncias.

Substância

Água

1,0

1.000

Gelo

0,92

920

Álcool

0,79

790

Ferro

7,8

7.800

Chumbo

11,2

11.200

Mercúrio

13,6

13.600

Observação:

É comum encontrarmos o termo densidade (d) em lugar de massa específica (m ). Usa-se "densidade" para representar a razão entre a massa e o volume de objetos sólidos (ocos ou maciços), e "massa específica"para líquidos e substâncias.

Exemplo

São misturados volumes iguais de dois líquidos com massas específicas de 0,50 g/cm3 e 0,90 g/cm3. Determine a massa específica da mistura.

Resolução:

Sendo os volumes iguais, temos V1 = V2 = V . Portanto, o volume da mistura é 2V. Por outro lado, podemos dizer que a massa da mistura é igual à soma das massas dos dois líquidos. Da relação

, temos :

massa_esp_densidade_07.gif

massa_esp_densidade_08.gif