DEFINIÇÃO Refração é a passagem da luz de um meio para outro. Observamos que, quando um raio de luz incidente for oblíquo, a refração é acompanhadPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Refração da Luz

por:

DEFINIÇÃO

Refração é a passagem da luz de um meio para outro.

Observamos que, quando um raio de luz incidente for oblíquo, a refração é acompanhada de desvio de direção, o que não acontece se a incidência do raio for perpendicular.

refracao_01.gif

ÍNDICE DE REFRAÇÃO ABSOLUTO ( n )

Chamamos índice de refração absoluto de um meio para determinada luz monocromática a razão entre a velocidade da luz no vácuo ( c ) e a velocidade da luz no meio considerado ( v ).

n = índice de refração absoluto.
c = velocidade da luz no vácuo.
v = velocidade da luz no meio considerado.

ATENÇÃO:

  • O índice de refração absoluto no vácuo é igual a 1.
  • Em qualquer outro meio o índice de refração absoluto é maior que 1. O índice de refração absoluto no ar é um valor próximo de 1, sendo assim vamos considerar n ( ar ) = 1.
  • O índice de refração é inversamente proporcional à velocidade de propagação da luz, ou seja, quanto maior for o índice de refração de um meio, menor será a velocidade de propagação da luz nesse meio.
  • O meio que tem maior índice de refração tem maior refringência e vice-versa. Refringência, portanto, é a medida do índice de refração absoluto.

ÍNDICE DE REFRAÇÃO RELATIVO

O índice de refração de um meio A em relação ao meio B ( nA, B ) é obtido através da fórmula ao abaixo:

 

refracao_03.gif

LEIS DA REFRAÇÃO

1ª Lei : O raio incidente, o raio refratado e a reta normal são coplanares.

refracao_04.gif

2ª Lei :  refracao_05.gif