O curso permite ao Biomédico, como profissional a serviço da Saúde e da Ciência, obter conhecimento teórico e instru...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Biomedicina

97

por:

Perfil Profissional

O curso permite ao Biomédico, como profissional a serviço da Saúde e da Ciência, obter conhecimento teórico e instrumentalização técnica de forma que se torne apto a assumir responsabilidades técnicas, planejar e executar estudos, projetos ou pesquisas científicas, dominar avanços tecnológicos e reconhecer as possibilidades de ampliação do mercado de trabalho. Durante o curso o aluno é preparado para ser um profissional biomédico dotado de conhecimentos e habilidades que lhe possibilitam comunicação, liderança, atenção à saúde, à gestão administrativa, à tomada de decisões e  à educação permanente.

Mercado de Trabalho

A Biomedicina é uma carreira ampla e com mercado de trabalho diversificado: tem atualmente 33 áreas de atuação autorizadas, está em ampliação constante, sendo que as duas principais são docência/pesquisa e os laboratórios de Análises Clínicas – que concentram cerca de 63% dos profissionais formados. Outras áreas de atuação são: banco de sangue, onde o biomédico realiza todas as tarefas, com exceção da transfusão; análises ambientais, onde ele faz as análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente; indústrias, para trabalhar com soros, vacinas e reagentes; imagenologia, onde o profissional atua na área de raio-x, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética; DNA, na qual realiza exames laboratoriais, assumindo responsabilidade técnica.

O mercado de trabalho para o Biomédico pode se dar nos setores público e privado, contribuindo para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, família e comunidade, e para o magistério superior para a área da saúde, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais.

Ilustração 

Matérias

- Análise Físico-Química Aplicada à Biomedicina
- Análises Bromatológicas
- Anatomia
- Anatomia dos Sistemas
- Atividades Complementares
- Atividades Práticas Supervisionadas
- Bioengenharia e Biotecnologia Aplicada à Biomedicina
- Bioestatística
- Bioética em Saúde
- Biofísica Aplicada à Biomedicina
- Biologia Molecular
- Biomedicina Integrada
- Biomedicina Interdisciplinar
- Bioquímica
- Bioquímica Clínica
- Bioquímica Metabólica
- Biossegurança
- Ciências Sociais
- Citologia e Histologia
- Citopatologia e Citologia Clínica
- Coleta de Material Biológico
- Comunicação e Expressão
- Embriologia e Reprodução Humana Assistida
- Epidemiologia e Saúde Pública
- Estágio Obrigatório
- Estudos Disciplinares
- Farmacologia
- Fisiologia
- Fisiologia do Sistema Regulador
- Fisiopatologia
- Genética e Citogenética Humana
- Hematologia Básica
- Hematologia Clínica
- Hemoterapia e Banco de Sangue
- Homem e Sociedade
- Imagenologia
- Imunologia Básica
- Imunologia Clínica

Referências: Universidade Paulista, Estácio de Sá