O Engenheiro de Controle e Automação é um profissional que deverá ter uma formação multidisciplinar nas &aac... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Engenharia de Controle e Automação

97

por:

Perfil Profissional

O Engenheiro de Controle e Automação é um profissional que deverá ter uma formação multidisciplinar nas áreas de eletrônica, mecânica, informática e processos, além de conhecimentos sólidos em áreas básicas como física e matemática. Dessa forma, objetiva-se a formação de um profissional apto a atender às crescentes e variáveis demandas impostas pelas mudanças tecnológicas, sociais e econômicas.

Esta formação abrangente habilita o profissional a atuar em diversas áreas de trabalho onde as técnicas de automação se aplicam, incluindo as aplicações tradicionais nos sistemas industriais (controle e automação de processos contínuos, máquinas operatrizes computadorizadas, robóticas, etc) até aplicações em outras áreas, tais como automotiva, residencial, bancária, escritório, agrícola, sistemas elétricos, etc. O mercado de trabalho para este profissional é amplo podendo ser as empresas clientes das técnicas de controle e automação, integração de sistemas e as que vendem/desenvolvem equipamentos para automação. Além do que, devido ao perfil abrangente do profissional e a diversidade de aplicação da automação o profissional poderá tornar-se um empresário, desenvolvendo e gerenciando seu próprio negócio.

Mercado de Trabalho

IlustraçãoO profissional pode atuar nas indústrias de automação, de informática, têxteis, metalúrgicas, de cerâmicas, automobilísticas, mecânicas etc.

O mercado de trabalho é crescente, especialmente na indústria nacional, na qual a automação é uma necessidade quando se busca maior competitividade (redução de custos e melhoria da qualidade).

Atualmente, a maioria dos profissionais que atuam neste mercado não tem preparo suficiente para o exercício da função. Cumpre salientar que o curso de Engenharia Mecatrônica foi criado justamente como uma resposta às necessidades das indústrias, especialmente de grande porte.

Matérias

- Acionamentos Fluído-Mecânicos
- Atividades Complementares
- Atividades Práticas Supervisionadas
- Cálculo com Geometria Analítica
- Cálculo de Funções de Várias Variáveis e Operadores de Campo
- Ciência dos Materiais
- Ciências Sociais
- Cinemática de Mecânismos
- Cinemática dos Sólidos
- Circuitos Fluído-Mecânicos
- Complementos de Física
- Complementos de Química Aplicada
- Comunicação e Expressão
- Controle e Automação de Sistemas
- Desenho Técnico
- Desenvolvimento Sustentável
- Dinâmica dos Fluídos