O engenheiro de minas é um profissional capacitado a buscar os recursos minerais (pesquisa mineral)  tais como ferro, petróleo, alu...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Engenharia de Minas

97

por:

Perfil Profissional

O engenheiro de minas é um profissional capacitado a buscar os recursos minerais (pesquisa mineral)  tais como ferro, petróleo, alumínio, gemas, areia, água mineral, talco, dentre muitos outros. É o único profissional capacitado a fazer o planejamento e supervisão da retirada de minérios do meio ambiente (lavra de mina) através das mais diversas técnicas, como lavra a céu aberto, usando máquinas pesadas ou mesmo explosivos; lavra subaquática, através de dragagem, ou lavra subterrânea, abrindo  poços, túneis e galerias; preparação deste material retirado (tratamento de minérios), concentrando e separando a parte que interessa (mineral ou minerais úteis) da parte que não tem valor (ganga); posteriormente à retirada, cuida da recuperação da área que foi minerada (recuperação ambiental de área degradada), deixando o meio ambiente apto a outra atividade, dentro do conceito de desenvolvimento sustentável.

Cabe ainda ao engenheiro de minas cuidar da avaliação técnica e econômica do empreendimento mineiro, avaliar e reduzir todos os riscos inerentes ao trabalho em locais, às vezes, distantes, com equipamentos pesados, lidando com explosivos. E, também, cuidar da saúde e higiene dos trabalhadores, além de zelar para que sejam minimizados quaisquer incômodos ou riscos às comunidades circunvizinhas, bem como ao meio ambiente.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Minas está em ampla expansão, devido ao crescimento do setor mineral. Todas as mineradoras são obrigadas por lei a possuírem Engenheiros de Minas nos seus quadros técnicos, como responsáveis pelas atividades mineiras. O profissional poderá trabalhar em empresas mineradoras, empresas de demolição, empresas construtoras de estradas, empresas de consultoria, empresas de prestação de serviços, centros de pesquisa e/ou tecnologia, órgãos governamentais, instituições de ensino. O Engenheiro de Minas atuará, ainda, em perícias, na emissão de pareceres técnicos, na fiscalização de projetos de mineração, na pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e equipamentos para a mineração, na venda de máquinas e equipamentos de mineração além de produtos químicos como reagentes e explosivos.

Ilustração 

Matéras

- Caracterização Tecnológica dos Minérios
- Ciência dos Materiais
- Computação Aplicada
- Comunicação e Expressão
- Condicionamento de Minas
- Desenho Técnico e Geometria Descritiva
- Desenvolvimento Mineiro
- Elementos de Materiais
- Engenharia de Processos
- Estabiliade de Escavação Subterrânea
- Estabilidade de Taludes
- Estágio Supervisionado em Engenharia de Minas
- Estratigrafia
- Estrutura da Matéria
- Fenômeno de Transporte
- Fisico-Química
- Fundamentos de Física
- Fundamentos de Matemática Aplicada
- Fundamentos Profissionais
- Geologia Econômica
- Geologia Estrutural
- Geologia Geral