A nascente do rio São Francisco está secando. O alerta é da diretoria do Parque Nacional Serra da Canastra, de onde os 2.700 km do rio começam a nascer.Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Seca atinge nascente do rio São Francisco

por:

A nascente do rio São Francisco está secando. O alerta é da diretoria do Parque Nacional Serra da Canastra, de onde os 2.700 km do rio começam a nascer. A origem principal do São Francisco fica em São Roque de Minas, na região centro-oeste do Estado.

De acordo com um funcionário do parque que se identificou como Darlan, vários pontos secos foram percebidos durante o combate a um incêndio que ameaçou a nascente do rio. O diretor da instituição, Luiz Arthur Castanheira, não foi encontrado para comentar o assunto.

Situação preocupante

O CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco) também não foi informado da seca na nascente do rio. O vice-presidente da associação, Wagner Soares Costa, disse que está em "dúvida" sobre a possível falta de água.

— A gente fica em dúvida porque o rio não tem uma nascente só, mas um grupo. Fica uma próxima da outra.

Mesmo assim, segundo o representante, a situação no local é preocupante.

— É verdade que a vazão reduziu muito, está assustador. Em Três Marias está muito baixa, o que quer dizer que em todos os rios que abastecem acima da barragem está crítico.

A bacia hidrográfica do rio São Francisco atravessa sete Estados brasileiros e é considerada uma das mais importantes pelo volume de água transportado na região semiárida do País. São 639.219 km de área de drenagem e vazão média de 2.850 m³/s, responsável por 2% do total do Brasil.

Leia mais no R7 Notícias