Ator e cantor celebrado em toda a América Latina pela divulgação do tango (11/12/1890-24/6/1935). Há diversas versõ...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Carlos Gardel

97

por:

Ator e cantor celebrado em toda a América Latina pela divulgação do tango (11/12/1890-24/6/1935). Há diversas versões sobre sua vida. Segundo a mais aceita, é filho de uma mulher francesa e nasce no Uruguai, na cidade de Taquarembó.

Chega a Buenos Aires com 6 anos. Inicia-se como cantor ainda jovem, com o nome artístico de El Morocho, apresentando-se em cafés dos subúrbios da capital argentina. Sua primeira interpretação formal se dá no Teatro Nacional de Corrientes, no qual também se apresenta Don José Razzano, com quem forma uma parceria por vários anos.

Carlos Gardel Pela sensualidade de sua voz, que se presta muito bem à interpretação da milonga - gênero precursor do tango -, torna-se conhecido a partir de 1917. Grava mais de 900 canções, entre tangos e músicas folclóricas, vendendo milhares de discos na América Latina.

 Entre suas interpretações mais famosas estão El Día Que Me Quieras, Mano a Mano e Mi Buenos Aires Querido. Trabalha ainda como ator em inúmeros filmes, entre eles Luces de Buenos Aires (1931, filmado em Paris),Melodía de Arrabal (1932), El Tango en Broadway (1934) e El Día Que Me Quieras (1935). Morre em um desastre de avião durante uma turnê, em Medellín, na Colômbia.