Quando assistimos a uma peça teatral, a uma novela ou mesmo a um filme, percebemos rapidamente quem é o personagem principal. Este participa de mai... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Conversando sobre liderança

95

por:

Quando assistimos a uma peça teatral, a uma novela ou mesmo a um filme, percebemos rapidamente quem é o personagem principal. Este participa de mais cenas, tem maior destaque na trama, trabalha geralmente mais que os outros, assume maiores responsabilidades.

Os resultados do trabalho, bons ou ruins, cairão sobre seus ombros. Claro que ninguém faz nada sozinho, tudo representa o esforço de uma equipe. Contudo, se o protagonista não souber conduzir o elenco, a trama poderá desandar.

Isto vale para o mundo corporativo. Esta figura é o líder, que tem de aprender a dizer sim; às vezes, não. Aquele que pretender ser popular e querido por todos certamente aumentará suas chances de decidir errado.

Sendo um homem jovem, todos duvidarão de seu preparo para o cargo. Caso tenha acumulado mais idade, a ideia é de que está ultrapassado. Uma vez mulher, julgarão certamente sua competência. Jovem, mulher e bonita, mesmo que inteligente e competente, vai conhecer o inferno para ser respeitada. São realidades do cotidiano. Quem foi e não deu certo, a fila andou, dispensa comentários.

Liderar é saber ser fiel à sua missão, sem desperdiçar energia. É delegar tarefas e demonstrar gratidão. Inovar sempre e quebrar paradigmas. Dizer sim e dizer não com a mesma delicadeza. Estar aberto às pessoas e às suas ideias. Entender que ninguém vence sem que todos vençam.

Bom caráter, que começa dentro da pessoa. Para Lincoln, você não pode moldar o caráter e a coragem de um homem cerceando-lhe a iniciativa e a independência. Conhecer seus seguidores, seus relacionamentos. Depois o conhecimento, o que sabe. O conhecimento por si só, não faz de ninguém um líder, mas sem conhecimento ninguém pode assumir a liderança.

A intuição, vista com a capacidade de lidar com várias questões intangíveis, seus sentimentos em relação aos demais. Demagogia não vale. Experiência? Onde estiveram no passado? Obtiveram sucesso, agradaram ou não? Por fim, capacidade, vista como as perspectivas do que podem fazer.

Liderança é influência. A maneira mais simples de medir uma liderança é caminhar. Parar e olhar para trás, verificando então quantos estão lhe seguindo. Questão resolvida.

Na verdade a pergunta chave, que todos querem saber é: o pretendente a líder é capaz de levar o conjunto à vitória?

Liderança é influência. A maneira mais simples de medir uma liderança é caminhar. Parar e olhar para trás, verificando então quantos estão lhe seguindo.