Navegador italiano (1454-1512). Nascido em Florença, recebe boa educação em Pisa, aos cuidados de um tio dominicano, e na França, onde aprofunda os conhecimentos de geografia, astronomia e cosmografia. De volta à ItPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Américo Vespúcio

por:

Navegador italiano (1454-1512). Nascido em Florença, recebe boa educação em Pisa, aos cuidados de um tio dominicano, e na França, onde aprofunda os conhecimentos de geografia, astronomia e cosmografia. De volta à Itália, trabalha na casa bancária da família Medici.

Américo VespúcioÉ transferido em 1491 para a filial em Sevilha, na Espanha, onde equipa navios para enfrentar longas viagens, sob a chefia de Gianotto Berardi. Vespúcio prepara as embarcações para todas as expedições de Cristóvão Colombo, a quem vem a conhecer. Em 1497, após a morte de Berardi, Vespúcio assume o comando da filial de Sevilha e embarca emcomeça sua primeira viagem.

O destino são as Índias, no entanto ela se encerra na Flórida, em território hoje pertencente aos Estados Unidos. Na segunda missão, entre 1499 e 1500, atinge a costa da América do Sul, porém imagina estar navegando pelo extremo leste da Ásia.. Mas sSó na viagem de 1501, iniciada em Portugal, Vespúcio se convence de que as terras não fazem parte da costa asiática, mas são um continente até então desconhecido - um Novo Mundo, que em sua homenagem recebe o nome de América.

Em 1508 é nomeado piloto-mor da Espanha, país onde se estabelece. Naturalizado espanhol, morre em Sevilha.