El Greco

Algo Sobre

por:

sobre: Biografias

Pintor grego (1541-7/4/1614). Torna-se conhecido pelos quadros que mostram cenas religiosas com figuras alongadas, revelando grande domínio técnico. Domenikos Theotokopoulos, que fica conhecido como El Greco, nasce em Cândia, mais tarde Heracléia, na ilha grega de Creta. Estuda em Veneza, na Itália, como discípulo de Ticiano.

Por volta de 1576 transfere-se para Toledo, centro religioso e cultural espanhol, cuja herança bizantina o influencia, assim como os mestres italianos e os últimos trabalhos de Michelangelo. Desenha peças religiosas e, na mesma época, pinta O Espólio para a catedral de Toledo.

El Greco Torna-se também pintor de retratos, caracterizados por cores vibrantes, perspectivas pouco usuais e figuras de contornos distorcidos e desproporcionais. A princípio mal interpretado, alguns críticos atribuem isso a um suposto defeito de visão do artista.

Sua obra mais famosa é O Enterro do Conde de Orgaz, pintado entre 1586 e 1588 para a Igreja de São Tomé, em Toledo, cidade onde o artista morre e na qual estão o Museu El Greco e a maioria de seus trabalhos.


Últimas Notícias

Como evitar a ansiedade gerada pela matemática

Como evitar a ansiedade gerada pela matemática

Segunda, 13/07/15
Segundo psicólogos, medo da matemática acaba por afetar o desempenho na discipli... mais »
Para especialistas, mudanças no Fies tornam o programa mais sustentável

Para especialistas, mudanças no Fies tornam o programa mais sustentável

Terça, 07/07/15
Pelas novas regras, os estudantes terão que arcar com juros maiores e prazo meno... mais »
MEC divulga resultado da primeira chamada do Sisutec

MEC divulga resultado da primeira chamada do Sisutec

Terça, 07/07/15
O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (7) o resultado da primeira chamada ... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora