Industrial norte-americano (30/7/1863-7/4/1947). Fundador da fábrica de automóveis Ford e idealizador de sua linha de montagem industrial. Nasce em Wayne County, no estado de Michigan, filho de imigrantes irlandeses. Abandona a escolaPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Henry Ford

por:

Industrial norte-americano (30/7/1863-7/4/1947). Fundador da fábrica de automóveis Ford e idealizador de sua linha de montagem industrial. Nasce em Wayne County, no estado de Michigan, filho de imigrantes irlandeses.

Abandona a escola aos 15 anos para trabalhar como aprendiz em fábricas de Detroit. Desde cedo se interessa por mecânica. Torna-se engenheiro-chefe da Edison Company de Detroit em 1899. Em 1903, depois de fabricar carros de corrida, funda com alguns sócios a Ford Motor Company.

Henry Ford Lança em 1908 o primeiro modelo da empresa, o Ford Modelo T, conhecido no Brasil como Ford Bigode. Em 1913 introduz o conceito de linha de montagem na fabricação de automóveis e dá início à produção em massa do Modelo T.

Com ela torna o carro um bem acessível à classe média e revoluciona os métodos de produção industrial. Sua meta é obter a redução do custo unitário dos carros e ganhar com o aumento do volume de vendas. Com a linha de montagem, consegue baixar o preço dos veículos e passa a vender cada automóvel por apenas 500 dólares. Escreve três livros, nos quais relata suas experiências:Minha Vida e Obra (1922), Hoje e Amanhã (1926) e Filosofia de Trabalho (1929).