Lord Kelvin

Algo Sobre

por:

sobre: Biografias

Físico escocês de origem irlandesa (26/6/1824-17/12/1907), criador da escala de temperaturas absolutas Kelvin. O nome deriva de seu título de barão Kelvin of Largs, outorgado pelo governo britânico em homenagem a sua descoberta, em 1892.

Nasce em Belfast, na Irlanda do Norte, filho de um matemático. Criado em Glasgow, na Escócia, inicia-se nos estudos superiores na universidade local, na qual o pai leciona. Forma-se em Cambridge e dedica-se à ciência experimental.

Lord KelvinEm 1832 descobre que a descompressão dos gases provoca esfriamento, e cria a escala de temperaturas absolutas, cujo valor da temperatura em graus equivale ao grau Celsius mais 273,16. Trabalha como professor em Glasgow entre 1846 e 1899. Interessado no aperfeiçoamento da física instrumental, projeta e desenvolve vários equipamentos, entre eles um aparelho usado na primeira transmissão telegráfica por cabo submarino transatlântico.

Com a participação no projeto de transmissão telegráfica por cabo, acumula grande fortuna pessoal. Em 1852 observa o que hoje se chama de efeito Joule-Thomson: a redução da temperatura de um gás em expansão no vácuo. Morre em Ayrshire, na Escócia.


Últimas Notícias

Como evitar a ansiedade gerada pela matemática

Como evitar a ansiedade gerada pela matemática

Segunda, 13/07/15
Segundo psicólogos, medo da matemática acaba por afetar o desempenho na discipli... mais »
Para especialistas, mudanças no Fies tornam o programa mais sustentável

Para especialistas, mudanças no Fies tornam o programa mais sustentável

Terça, 07/07/15
Pelas novas regras, os estudantes terão que arcar com juros maiores e prazo meno... mais »
MEC divulga resultado da primeira chamada do Sisutec

MEC divulga resultado da primeira chamada do Sisutec

Terça, 07/07/15
O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (7) o resultado da primeira chamada ... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora