Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa é um desenhista paulista. Principal criador brasileiro de https://www.algosobre.com.br/biografias/mauricio-de-sousa.html
Algo Sobre

por:

sobre: Biografias

Desenhista paulista (27/10/1935-). Principal criador brasileiro de histórias em quadrinhos. Nasce em Santa Isabel, interior de São Paulo, e passa a infância e a adolescência em Mogi das Cruzes. Começa a desenhar ainda criança e se muda para São Paulo aos 17 anos para tentar uma vaga de desenhista na imprensa da capital.

Pai de dez filhos (Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira), além de criar personagens baseados em seus amigos de infância, Mauricio sempre criou personagens baseados em seus filhos, tais como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), Nimbus (em Mauro), Do Contra (em Mauricio Takeda), Vanda, Valéria e Dr. Spada.

Em 1954 inicia o trabalho como repórter policial da Folha de S.Paulo, função que exerce por cinco anos, antes de começar a publicar suas tiras no mesmo jornal. Os primeiros personagens são o Capitão Picolé, o Franjinha e seu cachorro Bidu. No início dos anos 60 lança a Turma da Mônica, com personagens como Cebolinha, Magali e Cascão, inspirados em suas filhas e em lembranças da infância.

Maurício de SousaRealiza também filmes comerciais e longas-metragens, como As Novas Aventuras da Turma da Mônica (1985) e Mônica e a Sereia do Rio (1987). Tem seus quadrinhos distribuídos nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina. Seguindo os passos do norte-americano Walt Disney, monta uma empresa em que vários desenhistas executam ideias suas.

Faz dois Parques da Mônica, um em São Paulo e outro em Curitiba, no Paraná, e prevê a construção de outros no exterior. Em dezembro de 1998, é premiado no Festival Internacional de Animação em São Paulo. 

No dia 13 de maio de 2011, Mauricio tomou posse na Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira 24, que anteriormente era ocupada pelo poeta Geraldo de Camargo Vidigal, tornando-se assim o primeiro quadrinista a ser empossado por esta Academia.


Últimas Notícias

Inscrição para Fuvest 2017 começa nesta sexta (19/08)

Inscrição para Fuvest 2017 começa nesta sexta (19/08)

Sexta, 19/08/16
As inscrições para o vestibular da Fuvest 2017 começam nesta sexta-feira (19/08)... mais »
Paraplégicos recuperam mobilidade e vida sexual após tratamento com brasileiro

Paraplégicos recuperam mobilidade e vida sexual após tratamento com brasileiro

Quinta, 11/08/16
Paraplégicos com antigas lesões na medula espinhal apresentaram melhoras sem pre... mais »
Estão abertas as inscrições para o vestibular Unicamp 2017

Estão abertas as inscrições para o vestibular Unicamp 2017

Segunda, 08/08/16
A Comvest abriu hoje, 8 de agosto, as inscrições para o Vestibular Unicamp 2017.... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora