Pintor italiano (1490?-1576). Considerado precursor da pintura barroca e da estética moderna. Ticiano Vecellio Titian nasce em Pieve di Cadore ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Ticiano

97

por:

Pintor italiano (1490?-1576). Considerado precursor da pintura barroca e da estética moderna. Ticiano Vecellio Titian nasce em Pieve di Cadore e, aos 9 anos, vai para Veneza morar com um tio. Na cidade, torna-se aprendiz de Sebastiano Zuccato, mestre do mosaico e, mais tarde, assistente de Giorgione Castelfranco.

Após a morte do mestre, em 1510, se encarrega de terminar vários quadros dele, entre os quais A Vênus Adormecida e Concerto Campestre, fato que gera polêmica posterior sobre a real autoria das obras. Em 1518, já dono de estilo próprio, consagra-se com Assunção da Virgem. Ao pintar cenas bíblicas usando nus ou paisagens venezianas, escandaliza a Igreja.

TicianoMas acaba admirado por papas, monarcas e nobres a partir de 1530, quando assiste à coroação, em Bolonha, do imperador Carlos V, e passa a ser patrocinado por ele.

Retrata vários membros da corte e recebe título de nobreza do imperador, fato inusitado na época. Volta em 1551 para Veneza, onde pinta Auto-Retrato antes de morrer durante a peste que assola a cidade. Deixa inacabada sua última obra, Pietà (1576).