Crítico e historiador de cinema paulista (1916-1977). Com sua atuação e seus escritos, influencia a análise de cinema no Brasil. Nascido em São Paulo, ainda muito jovem começa a participar ativamente da vida pol&iPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Paulo Emílio Salles Gomes

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Crítico e historiador de cinema paulista (1916-1977). Com sua atuação e seus escritos, influencia a análise de cinema no Brasil. Nascido em São Paulo, ainda muito jovem começa a participar ativamente da vida política e cultural da cidade.

Preso pela repressão de Getúlio Vargas, após a Intentona Comunista de 1935, escapa e foge para a Europa, onde passa dois anos. De volta ao Brasil, matricula-se na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) e funda o primeiro Clube de Cinema, fechado algum tempo depois pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

Em 1946 vai estudar em Paris como bolsista do governo francês. Organiza e dirige a Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, instituição transformada na Cinemateca Brasileira dez anos mais tarde. Defensor do cinema nacional e agitador do Cinema Novo, realiza, a partir da década de 60, mostras de filmes em Brasília, que originam posteriormente o Festival de Brasília de Cinema Brasileiro.

Em 1965 cria o primeiro curso superior de cinema, na Universidade de Brasília, iniciativa encerrada por causa da cassação de vários professores. Três anos depois se torna professor de história do cinema e de cinema brasileiro na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Entre suas obras mais importantes estão: Jean Vigo (1968), 70 Anos de Cinema Brasileiro (em co-autoria com Ademar Gonzaga, 1966), Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte (1974) e Paulo Emílio:Crítica de Cinema no Suplemento Literário, publicado postumamente, em 1982. Morre em São Paulo.