Pedro Américo

Algo Sobre

por:

sobre: Biografias

Pintor e desenhista paraibano (1843-1905). É considerado um dos principais nomes da pintura histórica brasileira. Pedro Américo de Figueiredo e Melo nasce na cidade de Areias. Aos 10 anos, participa, como desenhista, da expedição do naturalista francês L.J. Brunet que percorre o Nordeste do país.

Muda-se para o Rio de Janeiro em 1854 e, no ano seguinte, ingressa na Academia Imperial de Belas-Artes. Patrocinado por dom Pedro II, em 1859 viaja à França, onde aperfeiçoa seu estilo com pintores como Ingres, Cogniat e Vernet.

Paralelamente, estuda física, filosofia e literatura e escreve ensaios. Retorna ao Brasil e é nomeado professor da Academia Imperial de Belas-Artes. Pinta as cenas históricas de suas obras mais conhecidas, A Batalha do Avaí e Grito do Ipiranga, a pedido do imperador.

Pedro AméricoAs duas telas são apresentadas ao público no Salão de Belas-Artes de 1879. O quadro sobre a Batalha do Avaí, ocorrida durante a Guerra do Paraguai, tem 48 metros quadrados e mostra em ação os personagens de maior importância no conflito, como o duque de Caxias e o general Osório - este último levando um tiro na boca.

Entre 1873 e 1885, o pintor vive na Europa e faz várias exposições. De volta ao país, é eleito deputado constituinte em 1890. Morre em Florença, na Itália.


Últimas Notícias

MEC vai aplicar o Enade 2015 no dia 22 de novembro

MEC vai aplicar o Enade 2015 no dia 22 de novembro

Segunda, 09/03/15
O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (9) as regras para a... mais »
Unicamp divulga lista de convocados em primeira chamada no vestibular 2015

Unicamp divulga lista de convocados em primeira chamada no vestibular 2015

Segunda, 02/02/15
Convocados deverão realizar a matrícula não presencial entre os dias 3 e 4 de fe... mais »
MEC divulga a primeira chamada de aprovados no Prouni 2015

MEC divulga a primeira chamada de aprovados no Prouni 2015

Segunda, 02/02/15
O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (2) o resultado da primeira chamada... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora