Cineasta norte-americano (18/12/1947-), considerado um mago das bilheterias: três dos dez filmes mais bem-sucedidos do cinema são seus. N... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Steven Spielberg

97

por:

Cineasta norte-americano (18/12/1947-), considerado um mago das bilheterias: três dos dez filmes mais bem-sucedidos do cinema são seus. Nasce em Cincinnati, Ohio. De origem judaica, ganha a primeira filmadora aos 12 anos e cria histórias de ficção.

Aos 19, frequenta os estúdios da Universal fazendo-se passar por sobrinho de um executivo. Seu primeiro filme é o suspense Encurralado (1971), um êxito de crítica e público. Em 1975 estoura como produtor e diretor do megassucesso Tubarão.

Steven SpielbergNa década de 90 cria a Industrial Light & Magic, empresa especializada em tecnologia para efeitos especiais, como os programas de computador que dão vida aos répteis de Parque dos Dinossauros (1993), o qual arrecada quase 900 milhões de dólares em todo o mundo. Entre seus maiores sucessos se destacam Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977) e Caçadores da Arca Perdida (1982), este em parceria com o diretor George Lucas e o primeiro da série de três filmes com o arqueólogo Indiana Jones.

A consagração acontece em 1994, quando A Lista de Schindler (1993) ganha sete Oscar da Academia de Hollywood, entre eles o de melhor direção. Só nos Estados Unidos (EUA) o filme arrecada 100 milhões de dólares. Em 1998 lança o épico ambientado na II Guerra Mundial, O Resgate do Soldado Ryan, sucesso de crítica e público que lhe vale outra vez o Oscar de melhor direção.