1.8 ENCERRAMENTO DAS CONTAS DE RECEITA E DESPESA As contas de receita e despesa são contas temporárias, pois são encerradas a fim de se apurar o resultado do exercício. O lucro ou prejuíPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Escrituração Contábil: Encerramento das Contas

por:

1.8 ENCERRAMENTO DAS CONTAS DE RECEITA E DESPESA

As contas de receita e despesa são contas temporárias, pois são encerradas a fim de se apurar o resultado do exercício. O lucro ou prejuízo de um exercício é determinado através do confronto das contas de receita e despesa, e esse resultado líquido é apurado na conta denominada de Apuração do Resultado do Exercício (ARE).

1.8.1 Transferência dos Saldos das Contas de Resultado para a Conta de Apuração do Resultadodo Exercício (ARE).

As contas de receita por possuírem saldo credor, serão encerradas debitando-se a respectiva conta pelo valor do saldo (portanto, tornando-se o saldo nulo, “encerrando-se” a conta) e creditando-se a conta ARE.

Ilustração

As contas de despesa, por apresentarem saldo devedor, serão encerradas creditando-se a conta respectiva e debitando-se a conta ARE pelo valor do seu saldo.

Ilustração

1.8.2 Transferência do Saldo da Conta ARE para a Conta Patrimonial “Lucros Ou PrejuízosAcumulados”

A conta ARE, por sua vez, será encerrada contra uma conta denominada Lucros ou PrejuízosAcumulados que é uma conta patrimonial onde fica acumulado o resultado do exercício.

Ilustração


Fonte:
Professores André e Biu