Clique na imagem abaixo para ampliar a redação Redação enviada por estudante da Escola Estadual 18 de Junho em President... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Violência, mídia e família

99

por:

Clique na imagem abaixo para ampliar a redação

Redação enviada por estudante da Escola Estadual 18 de Junho em Presidente Epitácio-SP

Comentários sobre a Redação

Por: Philio Terzakis *

Pense numa redação fofa! As ideias estão divididas adequadamente. A pontuação está legal de modo geral. Eu posso até imaginar o autor sentadinho, pensando e organizando as ideias antes de escrever.

Só algumas observações. Meu caro autor, você está separando o sujeito do verbo com a vírgula. Isso não se faz. Que maldade! Ainda mais numa redação como a sua, toda arrumadinha. Exemplo: “A difusão da violência (...) pode”, direto, sem vírgula, OK?

“Reflete” não tem “c”. “Assistidas” não tem acento agudo.

Outra coisa: na conclusão, você fala da mídia e do governo, mas não retoma o papel dos pais na prevenção da violência. Se você tivesse colocado na conclusão “ajudar a mídia e os pais”, já teria resolvido o problema.

Lembrem-se: a conclusão tem que fechar a redação. Pode até lançar questões, mas deve guardar uma relação com o que foi dito. Não esqueçam os assuntos antigos, nem introduzam assuntos novos dos quais vocês não poderão tratar. Afinal, a redação terminou, né?


* Philio Terzakis é jornalista e mestre em letras, Philio está à frente da Letra, que oferece cursos de redação e francês. Ex-repórter do Correio Braziliense, do Jornal de Brasília e do Jornal da Paraíba, morou cinco anos em Paris, onde concluiu o mestrado e trabalhou como jornalista.