Quantas vezes não nos vemos com dúvida a respeito da organização e divisão do Reino Unido e da Irlanda na costa leste da Europa, entre o oceano Atlântico e mar do Norte. Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: 'Aritmética' britânica - entendendo as Ilhas Britânicas

por:

Quantas vezes não nos vemos com dúvida a respeito da organização e divisão do Reino Unido e da Irlanda na costa leste da Europa, entre o oceano Atlântico e mar do Norte. Nestas duas grandes ilhas que possuem 314.385 km² (Irlanda - 70.285 km² e Reino Unido - 244.100 km²), existem muitas diferenças e classificações diversas sobre a ocupação destas terras. Apenas citando os países que existem neste espaço já demonstra que nos confundimos com a atual divisão. Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Inglaterra e País de Gales são os responsáveis por esta "aritmética" britânica.

Numa classificação física do espaço podemos encontrar uma forma muito fácil de designar as ilhas - Ilhas Britânicas. Este nome é dado ao conjunto das duas grandes ilhas e mais as outras tantas pequenas que estão entorno (Mapa 1). Mas lembre-se, esta é uma compreensão física, ou seja, não está sendo abordada as questões das nações, políticas, econômicas etc, e sim a estrutura física/natural das ilhas.

Agora quando nos deparamos com os nomes de Reino Unido e Irlanda, a divisão já se alterna. Estamos neste momento numa divisão humana sobre o espaço, pois iremos organizar as ilhas em dois conjuntos: na ilha menor (leste) está a Irlanda (Sul) e ao norte um pequeno pedaço do território do Reino Unido; já este se situa em grande parte na ilha maior (oeste). E cada nação possui sua respectiva capital: Reino Unido - Londres, e Irlanda - Dublin). (Mapa 2)

Se ouvirmos falar no nome Grã-Bretanha devemos fazer uma nova análise. A Grã-Bretanha representa ao mesmo tempo o nome da maior ilha (situada à oeste) e também do conjunto dos países: Escócia, Inglaterra e País de Gales. Nesta organização dividimos as ilhas em três partes: 1) a Irlanda, que continua em seu mesmo espaço e classificação; 2) a Irlanda no Norte, que faz parte do Reino Unido e; 3) a Grã-Bretanha. Então, quando falarmos em Grã-Bretanha subentende-se na ilha maior. (Mapa 3)

E por último, podemos classificar todos os países que estão envolvidos nesse estudo. Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Inglaterra e País de Gales apresentam a quarta forma de representar este espaço. Neste caso, cada país apresenta a sua capital: Irlanda: Dublin, Irlanda do Norte: Belfast, Escócia: Edimburgo, Inglaterra: Londres e País de Gales: Cardiff. Ou seja, para compreender o mapa 4 podemos dividir as duas grandes ilhas em cinco pedaços, ou chamar esta divisão de: Irlanda e Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, este último que resume e reúne todos os países do Reino Unido.

Ilustração

Para relembrar:

Ilhas Britânicas

Conjunto das duas grandes ilhas e suas menores entorno. Classificação física.

Irlanda e Reino Unido

Divisão da ilhas em dois países: Irlanda (L) e Reino Unido (O e norte da ilha L).

Irlanda, Irlanda do Norte e Grã-Bretanha

Divisão em três partes: Irlanda (L), Irlanda do Norte (norte da ilha L) e Grã-Bretanha (O), esta última representa o conjunto de três países: Escócia, Inglaterra e País de Gales.

Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia, Inglaterra e País de Gales

Divisão em cinco partes: Irlanda (L), Irlanda do Norte (norte da ilha L), Escócia (norte da ilha da Grã-Bretanha), Inglaterra (sul e oeste da ilha da Grã-Bretanha) e País de Gales (leste da ilha da Grã-Bretanha).

Reino Unido

Conjunto de quatro países: (nome oficial) Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.