Apesar de todas as sanções impostas pelas Nações Unidas ao Iraque, parece que cada dia que passa, Saddam Hussein ignora-as e continua determinado a avançar no desenvolvimento de armas nucleares e biológicas. Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Conflitos: A Questão Iraque x OTAN

por:

Apesar de todas as sanções impostas pelas Nações Unidas ao Iraque, parece que cada dia que passa, Saddam Hussein ignora-as e continua determinado a avançar no desenvolvimento de armas nucleares e biológicas.

O Serviço de Inteligência Federal da Alemanha (BND) também estima que a tecnologia de mísseis que está sendo desenvolvida por cientistas iraquianos possa enviar uma arma por 3.000 quilômetros de distância até 2005, o que colocaria a Europa na área de risco.

O presidente Saddam Hussein poderá ameaçar os vizinhos do Iraque com armas nucleares em três anos, de acordo com um relatório do serviço de inteligência da Alemanha tornado público recentemente.

Confirmando as suspeitas, segundo o documento, o Iraque está avançando em outros programas para fabricar armas de destruição em massa, com evidência em um número crescente de armas químicas e biológicas.

Detalhes do documento foram publicados nos jornais alemães. Um porta-voz do BND perto de Munique confirmou que alguns espiões alemães haviam recebido os dados de autoridades iraquianas.

Aviões norte-americanos e britânicos atacaram alvos de defesa aérea do Iraque em 16 de fevereiro, numa ação criticada por alguns aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que não haviam sido informados do ataque.

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse que observaria "de perto"se Saddam está desenvolvendo armas de destruição em massa e que "tomaria as medidas apropriadas"se fosse comprovado que isso estava sendo feito.