Habilita para o estudo e pesquisa da formulação e resolução de problemas computacionais. Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Ciências da Computação

por:

Perfil do profissional

O curso de Ciência da Computação forma recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação. Dessa forma, o curso tem forte embasamento na área computacional, capacitando o aluno a especificar, projetar e implementar sistemas computacionais adequados às mais diversas necessidades.

A grande ênfase na utilização de laboratórios garante ao egresso habilidade prática na área. O Bacharel em Ciência da Computação deverá ter profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à área de computação, com capacidade para inserir em pesquisa tecnológica na área. Esse perfil o torna apto a projetar e desenvolver sistemas que integrem hardware e software e, principalmente, com base nos conceitos adquiridos no curso, iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar qualquer projeto de software com qualidade.

Mercado de trabalho

IlustraçãoA atuação profissional do Bacharel em Ciência da Computação consiste, basicamente, em desenvolver soluções tecnológicas para atender às necessidades da sociedade. Assim, nas mais diversas situações, encontra espaço para novas aplicações da computação. Alguns exemplos podem ser encontrados na rotina diária de empresas (computação envolvendo informações econômicas, financeiras e administrativas geradas por atividades empresariais, industriais e de prestação de serviços), no processamento de imagens geradas por satélites para previsões meteorológicas, em atividades ligadas à área da saúde (em hospitais, consultórios médicos e em órgãos de saúde pública), em sistemas de controle de tráfego aéreo, na comunicação através da Internet e nos sistemas bancários, entre outros.

Matérias

- Introdução à Computação
- Introdução à Probabilidade e à Estatística I
- Cálculo Diferencial e Integral I
- Álgebra I para Computação
- Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos
- Introdução à Probabilidade e à Estatística II
- Cálculo Diferencial e Integral II
- Álgebra Linear para Computação
- Física I
- Laboratório de Programação I
- Estruturas de Dados
- Álgebra Booleana e Aplicações
- Noções de Probabilidade e Processos Estocásticos
- Cálculo Diferencial e Integral III
- Física II