Informações - O curso de Composição Musical é desenvolvido ao longo de seis anos. É um curso que procura se...Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Composição e Regência

97

por:

O Curso

O curso de Composição Musical é desenvolvido ao longo de seis anos. É um curso que procura ser abrangente o bastante para oferecer ao aluno uma ampla gama de informações sobre a Teoria da Música sempre apoiada na fundamental prática em seus diversos aspectos. Na pirâmide do conhecimento musical, a composição ocupa o ápice, trata-se portanto de um curso onde a pesquisa, profunda e abrangente, aliada a experiências contínuas da música, em suas diversas formas, é, por natureza, sempre exigida. Após sua conclusão, o formando estará em condições de optar por uma especialização, em face do amplo leque de atividades distintas dessa área, seja no aspecto artístico ou comercial: música culta, popular, religiosa, seja para o teatro, a televisão, o cinema, a publicidade, pois terá adquirido as necessárias ferramentas para sua realização profissional. O curso de Regência, que orienta o futuro maestro ou diretor de coros e de orquestras, procura contemplar o amplo universo do regente não só nos fundamentos teóricos que o assunto desperta, mas também nas bases técnicas e práticas do gestual específico da regência ou de seu código de sinais utilizado como linguagem diante de um coro e de uma orquestra. O regente é um intérprete como qualquer outro, com a diferença de que seu "instrumento" é um complexo conjunto instrumental (a orquestra) ou vocal (o coro).

Mercado de Trabalho

Orquestra, casas de espetáculos, teatros, televisão, igrejas, cinema, conjuntos musicais, escolas etc. O campo profissional do regente se amplia para além dos grandes teatros e salas tradicionais de concerto: as empresas do capital privado vêm se interessando no subvencionamento de grupos musicais para os quais a liderança de um bom maestro é sempre necessária. São oferecidos ao trabalho produtivo dos regentes os gêneros popular, erudito e religioso, também o teatro, o cinema, a televisão e a publicidade.

Ilustração 

Matérias

- Percepção Musical
- Literatura e Estruturação Musical
- Princípios Práticos de Informática
- Técnica Vocal
- Composição
- Introdução à Pesquisa
- História da Música
- Piano Suplementar
- Introdução à Instrumentação
- Instrumentação e Orquestração
- Técnicas de Análise
- Arranjo
- Comunicação e Cultura
- Filosofia da Música
- Prosódia Musical
- Improvisação na Música Popular
- Improvisação ao Teclado
- Improvisação Experimental

Fonte: Conheça sua tendência profissional. Disponível em: [http://www.profissoes.med.br/profiss/Composição%20e%20Regência.htm]. Acesso em: 25 de maio. 2004.