O Curso de Engenharia Metalúrgica tem por objetivo capacitar os engenheiros à obtenção de metais e ligas ferrosas e não ferrosas como produtos fundidos, sintetizados, laminados, perfilados, forjados, tubos, arPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Engenharia Metalúrgica

por:

O Curso

O Curso de Engenharia Metalúrgica tem por objetivo capacitar os engenheiros à obtenção de metais e ligas ferrosas e não ferrosas como produtos fundidos, sintetizados, laminados, perfilados, forjados, tubos, arames e outros, com ou sem melhoras de suas propriedades por tratamentos térmicos, e aplicação de revestimentos. Além disso, o curso capacita a fabricação de recipientes, estruturas metálicas, com combate à corrosão metálica, finalizando com o controle de qualidade dos produtos acabados utilizados pelo homem.

Perfil Profissional

Esse profissional é responsável pelo beneficiamento de minérios e por sua transformação em metais e em ligas metálicas. Ele pode atuar em todo o processo de produção, da extração e refino à obtenção de produtos com estruturas e propriedades ajustadas às mais diferentes finalidades.
Metalurgia Extrativa (redução de minérios e refino de metal primário), Metalurgia de Transformação (laminação, forjamento, fundição, soldagem e metalurgia do pó) e Metalurgia Física (metalografia, tratamentos térmicos, comportamento mecânico e corrosão) são os principais campos de estudo desse especialista. Para exercer a profissão, é fundamental o conhecimento de físico-química, dos fenômenos de transporte de energia e de massa e das relações entre processos de fabricação, microestrutura e propriedades.

Mercado de Trabalho

IlustraçãoO Engenheiro Metalúrgico, no exercício de suas atividades, está capacitado para atuar em empresas de metal-mecânica em geral, empresas fabricantes de metais tradicionais e novos materiais, empresas de consultoria e projetos, centros de pesquisas e desenvolvimento, instituições de controle ambiental, controle de qualidade entre outros e no ensino médio e superior.

Matérias

- Caracterizaçăo Microestrutural
- Comportamento Mecânico dos Materiais
- Corrosăo e Proteçăo
- Cristalografia e Difraçăo de Raio-X
- Engenharia Microestrutural de Cerâmicos
- Ensaios năo Destrutivos
- Estágio Supervisionado
- Estrutura dos Sólidos
- Fenômenos de Transferęncia
- Físico-Química
- Fratura dos Materiais
- Fundamentos de Tecnologia Mineral
- Fundiçăo
- Introduçăo ŕ Engenharia
- Introduçăo aos Materiais Cerâmicos
- Introduçăo aos Materiais Poliméricos
- Materiais Compósitos
- Mecânica

Fonte: PUC Rio