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Esquema de Leitura

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Este esquema de leitura foi desenvolvido por especialistas para interpretação e compreensão textual de textos em língua inglesa.

É aconselhável o uso deste esquema para facilitar a interpretação e compreensão textual.

1. SKIMMING (SKIM - folhear, passar os olhos)
  Captar a ideia principal/central.
  Maiêutica Socrática - Chegar à conclusão
  que se queira fazendo-se as perguntas certas.

2. SCANNING (SCAN - esquadrinhar, escandir)
  Buscar as ideias secundárias.
  Detalhes.

3. GUESSING (GUESS - suposição, adivinhar)
  Intuir.
  "Sacar".

4. INFERENCE (INFER - deduzir, supor)
  Extrapolar.
  Ir além.

5. EVALUATION (EVALUATE - avaliar)
  Avaliação da ideia do texto.

6. UNDERSTATEMENT Subafirmar

outras orientações:

a) Ler, primeiramente, o título e o autor. Isto facilita o entendimento e direciona o esquema de leitura.

b) Ler o texto na íntegra no máximo três vezes;

c) Fazer marcações (sublinhar, circular) em palavras-chaves (ideias e palavras desconhecidas);

d) Anotar na margem a síntese do parágrafo;

e) Relacionar o texto às suas vivências e à história pessoal. O texto constrói seu significado por meio da vivência (experiência de vida do autor) e pela intertextualidade (todos os textos que leu).

f) Depreender os múltiplos e variados modos de leitura. O leitor deve decodificar as palavras (interpretar) e relacioná-las em seus diversos sentidos (compreender). É mister o leitor perceber num texto diferentes formas de relações: com o autor (o que o autor quis dizer?), com seu referente (a ideologia nas entrelinhas das ideias expressas, o implícito), com o leitor (as intenções subentendidas), com os outros textos (estabelecer comparação entre dois ou mais textos, seja no conteúdo, seja o estilo).

g) Preocupar-se com o vocabulário somente se for palavra-chave. E é simples encontrar seu significado inferindo a partir de seu radical e das relações com outras palavras. Se for uma palavra "incidental", isto é, de complementação periférica, não prejudica ou compromente o entendimento da leitura.