Físico alemão radicado nos Estados Unidos (EUA) (14/3/1879-18/4/1955). Autor da Teoria da Relatividade e prêmio Nobel de Física de 1921. Nasce em Ulm, mas vive a infância em Munique e a juventude e início da vida adPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Albert Einstein

por:

Físico alemão radicado nos Estados Unidos (EUA) (14/3/1879-18/4/1955). Autor da Teoria da Relatividade e prêmio Nobel de Física de 1921. Nasce em Ulm, mas vive a infância em Munique e a juventude e início da vida adulta na Suíça.

Albert Einstein Em 1900 forma-se na Escola Politécnica de Zurique. Cinco anos depois, desenvolve a Teoria da Relatividade Restrita e passa a publicar artigos sobre física teórica. Casa-se com Milena Maria, antiga colega, com quem tem dois filhos. Em 1909 torna-se professor da Universidade de Zurique e, em 1914, pesquisador do Instituto de Física Kaiser Guilherme, de Berlim, cidade onde passa a residir.

Em 1910 formula em Berlim a Teoria da Relatividade Geral, que apresenta uma nova visão dos fenômenos gravitacionais. Com a chegada de Hitler ao poder, é obrigado a fugir do país por ser judeu. Muda-se para os EUA e obtém a cidadania norte-americana em 1940.

O país consegue construir a bomba atômica graças a suas descobertas teóricas. A explosão de duas bombas sobre o Japão, no final da II Guerra Mundial, leva-o a lutar pela fiscalização do uso da energia atômica até sua morte, ocorrida em Princeton.