Médico e bacteriologista alemão (11/12/1843-27/5/1910). Responsável pelo isolamento do bacilo da tuberculose e do vibrião do cólera. Heirich Hermann Robert Koch nasce em Klausthal, na antiga Prússia, e forma-se emPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Robert Koch

por:

Médico e bacteriologista alemão (11/12/1843-27/5/1910). Responsável pelo isolamento do bacilo da tuberculose e do vibrião do cólera. Heirich Hermann Robert Koch nasce em Klausthal, na antiga Prússia, e forma-se em medicina pela Universidade de Göttingen em 1866.

Começa a carreira como assistente do hospital de Hamburgo e trabalha em Hanôver e na Posnânia, onde passa a estudar as doenças infecciosas como médico distrital. O cargo permite-lhe dedicar-se aos estudos bacteriológicos. Em 1880 inicia pesquisas sobre a tuberculose.

Robert KochDois anos depois descobre o bacilo causador da doença, que recebe seu nome. Em 1885 assume a cátedra de higiene da Universidade de Berlim, criada especialmente para ele. No mesmo ano desenvolve a tuberculina, primeiro remédio para o tratamento do mal do século.

Financiado pelo governo alemão, funda em seguida o Instituto de Doenças Infecciosas e um hospital anexo. Dedica-se a pesquisas sobre várias doenças humanas e animais, como a hanseníase, a peste bubônica e a malária. Em 1905 recebe o Prêmio Nobel de Medicina. Morre em Baden-Baden.