Bartolomeu Dias

Navegador português (1450-29/5/1500). Pouco se sabe sobre seus primeiros a https://www.algosobre.com.br/biografias/bartolomeu-dias.html
Algo Sobre

por:

sobre: Biografias

Navegador português (1450-29/5/1500). Pouco se sabe sobre seus primeiros anos de vida. Na década de 1480, o rei João II nomeia-o comandante de expedições pelo litoral da África. Em 1486 é encarregado de encontrar o limite sul do continente e parte com uma frota de três naus, de acordo com a maioria dos historiadores.

Nessa expedição, Dias ultrapassa os padrões de Diogo Cão, atingindo novos portos. Em janeiro de 1488, violentas tormentas o obrigam a navegar para o sul durante dias, sem achar sinal de terra. Quando tenta aportar, não encontra a costa e segue para o norte até 3 de fevereiro. Só então percebe que, sem se dar conta, contornara o extremo sul da África.

Bartolomeu Dias Funda entrepostos portugueses no litoral oeste africano e descobre o rio do Infante - atual rio Groot-Vis, na África do Sul. Certo de poder chegar às Índias por meio da nova rota, decide voltar a Portugal. Contorna novamente o extremo do continente em maio de 1488, batizando o promontório ali localizado de cabo das Tormentas (nome depois alterado para cabo da Boa Esperança por João II).

 Em 1497 integra a tripulação de Vasco da Gama. Três anos mais tarde está entre os oficiais de Pedro Álvares Cabral que participam do descobrimento do Brasil. Após tomar posse da nova terra, a frota de Cabral parte para as Índias. Ao passar pelo cabo da Boa Esperança, várias naus naufragam por causa das tempestades, entre elas a de Bartolomeu Dias, que morre no acidente.


Últimas Notícias

Inscrições para o Enem 2016 começam nesta segunda-feira (09/05)

Inscrições para o Enem 2016 começam nesta segunda-feira (09/05)

Terça, 10/05/16
Começam hoje (9/5) às 10h, no horário de Brasília, e terminam às 23h59 do dia 20... mais »
Unicamp divulga calendário do vestibular 2017

Unicamp divulga calendário do vestibular 2017

Terça, 03/05/16
A primeira fase será realizada dia 20 de novembro e a segunda fase acontecerá no... mais »

Publique seu artigo

Utilize o espaço que o Algo Sobre disponibiliza para você professor, jornalista ou estudante divulgar seu trabalho com publicações no site.

Enviar agora