Escritor francês (20/5/1799-18/8/1850). É considerado o criador do realismo na literatura moderna. Nascido em Tours, vive entre a literat... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Honoré de Balzac

97

por:

Escritor francês (20/5/1799-18/8/1850). É considerado o criador do realismo na literatura moderna. Nascido em Tours, vive entre a literatura, as viagens, os negócios e os salões de Paris, alternando períodos de sucesso e desastre financeiro.

Em 1829 lança-se como romancista com O Último Insurreto. Sua enorme capacidade de produção literária serve para pagar as dívidas. Nos últimos 20 anos de vida, escreve 90 romances, 30 contos e cinco peças de teatro.

Honoré de Balzac Em 1840 dá o nome de A Comédia Humana ao conjunto de seus romances, nos quais traça um vasto painel da sociedade oitocentista. Eles estão subdivididos em três grandes títulos -Estudos dos Costumes do Século XIX, Estudos Filosóficos e Estudos Analíticos.

Realistas em todos os detalhes, as obras revelam os sentimentos, as emoções, os valores morais e materiais da burguesia e da aristocracia decadente da França pós-revolucionária. Pouco antes de morrer, em Paris, Balzac se casa com a polonesa Eveline Hanska, com quem vivia desde 1832.