Escritora sul-africana (20/11/1923-).Prêmio Nobel de Literatura de 1991. Suas novelas e romances abordam as dificuldades de comunicaç&ati... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Nadine Gordimer

97

por:

Escritora sul-africana (20/11/1923-).Prêmio Nobel de Literatura de 1991. Suas novelas e romances abordam as dificuldades de comunicação entre a comunidade branca e a negra em seu país, em consequência do regime de apartheid, que proíbe a convivência das duas etnias.

Nasce em Springs, Transvaal, no extremo norte da África do Sul e começa a escrever aos 9 anos. Publica seu primeiro trabalho com 15. Em 1948 muda-se para Johannesburgo. Lança sua primeira obra, A Voz Macia da Serpente, uma coleção de histórias curtas, em 1952.

Nadine GordimerFrequenta a Universidade de Witwatersrand, em Johannesburgo, por apenas um ano. No final dos anos 60, transfere-se para os Estados Unidos (EUA), onde leciona em diversas escolas até o início da década seguinte. Em seus livros, além dos problemas raciais, analisa a repressão na África do Sul e em outros estados africanos.

Recebe o Prêmio Booker McConnell, por The Conservationist (O Conservacionista), em 1974. Suas obras mais conhecidas são o romance A Filha de Burguer (1979); Um Abraço de Soldado (1980), coletânea de pequenas histórias; e A Gente de July (1981).