Existem dois formatos de currículos: o Cronológico e o Funcional. Veja qual deles se encaixa melhor na sua experiência profissional. Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: 3.2. Escolhendo um Formato de Currículo

por:

Existem dois formatos de currículos: o Cronológico e o Funcional. Veja qualdeles se encaixa melhor na sua experiência profissional.

  • Cronológico: utilize-o se você tem um histórico profissional constante e extenso. Desta forma, a sua experiência profissional é apresentada em ordem cronológica (coloque primeiro o emprego mais recente). É a forma mais comum de se escrever um currículo.
  • Funcional: utilize-o se deseja ocupar funções diferentes das atuais ou tem espaços de tempo em branco entre um emprego e outro. Você descreverá sua experiência através das suas realizações e habilidades, enfatizando as suas conquistas. Assim, você criará uma lista das funções que exerceu, suas conquistas e habilidades desenvolvidas.

O formato funcional pode ser especialmente útil se suas competências e habilidades não forem tão óbvias para o emprego pretendido. Já o cronológico é útil para destacar uma longa experiência na área. Caso não saiba qual dos dois utilizar, faça os dois e escolha aquele, que a seu ver, é o mais adequado.

Continuar o curso sobre currículos em: http://www.algosobre.com.br/curriculo/