O acento circunflexo é utilizado para indicar as vogais tônicas fechadas e e o, assim como a acentuação tônica de a seguida de m e n. ExPressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Acento Circunflexo

por:

O acento circunflexo é utilizado para indicar as vogais tônicas fechadas e e o, assim como a acentuação tônica de a seguida de m e n.
Exemplos: ipês, atônito, Tâmisa, lâmpada, pânico.

Emprega-se o uso do acento circunflexo em verbos como ter (e seus derivados conter, deter, reter, obter, abster, etc.), vir (e seus derivados, como provir) na terceira pessoa do plural no presente do modo indicativo, como método de distinção dos mesmos verbos conjugados na terceira pessoa do singular do presente do modo indicativo. Assim:  

Ele tem, Eles têm; Ele obtém, Eles obtêm, Ele vem, Eles vêm, Ele provém, Eles provêm.

O acento circunflexo ainda é utilizado para distinções como, por exemplo, entre o verbo pôr e a preposição por, e ainda entre o verbo poder na terceira pessoa do presente do modo indicativo (pode) e o mesmo verbo na terceira pessoa do pretérito perfeito do modo indicativo (pôde).