O professor diplomado por esse curso pode lecionar Biologia, Física, Matemática e Química. Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.

Título do artigo: Ciências [Licenciatura]

por:

Perfil do Profissional

O profissional licenciado em Ciências está capacitado a atender às necessidades da educação básica em escolas públicas e privadas, trabalhando o conteúdo de forma integrada, estimulando o raciocínio crítico e a criatividade dos alunos no que se refere às questões fundamentais das ciências naturais. O papel desse profissional é o de contribuir para a construção do conhecimento científico dos alunos, sempre vinculando esse conhecimento a questões práticas da realidade local, através da interação direta com a comunidade.

O Curso

A proposta educacional do curso se efetiva através dos fundamentos teórico-práticos, dos projetos de aprendizagem e das interações culturais e humanísticas. Em todas as fases do curso o estudante tem contato direto com a realidade da educação pública local. Além disso, ele é colocado em situações que propiciam o conhecimento e a compreensão tanto das bases físicas, químicas e biológicas das ciências naturais quanto das bases da educação pública e suas implicações culturais, humanas e éticas. A partir dessa experiência, o aluno propõe e executa ações integradas nas diferentes áreas educacionais, transformando-se em agente modificador da realidade local.

Mercado de Trabalho

Depois de formado no curso de Licenciatura em Ciências, o profissional está apto a atuar como docente na educação básica, e tem competência para planejar e executar projetos científicos e educacionais em instituições públicas, privadas e de terceiro setor, promovendo o conhecimento científico.