Os geólogos estudam a composição, a estrutura e a evolução do Globo Terrestre, bem como os processos que ocorrem no... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Geologia

97

por:

O curso

Os geólogos estudam a composição, a estrutura e a evolução do Globo Terrestre, bem como os processos que ocorrem no seu interior e superfície. Para a compreensão de disso tudo é necessário ao profissional um bom conhecimento de física, química, biologia e matemática.

Já deve ter dado para notar que a geologia não envolve apenas o estudo das rochas como muitos pensam. Seu conhecimento é de básico interesse científico, e é utilizado a serviço da humanidade. Os geólogos são capazes de identificar reservas minerais que possam ser extraídas, identificar zonas estáveis geologicamente falando sendo ideais para construções civis, e prever desastres naturais - como terremotos - que são associados as forças geodinâmicas.

Campos de Estudo da Geologia

Geofísica - reconhece as propriedades físicas da Terra. Por exemplo, estudando o campo magnético terrestre ( intensidade, configuração e variação), o fluxo de calor interno da Terra, o movimento das ondas sísmica, que estão associadas aos terremotos. A geofísica combina geologia com física para solucionar problemas como encontrar reservas de gás, óleo, metais, água...

Geoquímica - trata da química do planeta. E atualmente pode ser dividida em geoquímica sedimentar, geoquímica orgânica, o novo campo da geoquímica ambiental, e muitos outros. O grande interesse da geoquímica está na origem e evolução das principais classes de rochas e minerais. O geoquímico estuda especificamente os elementos da natureza - por exemplo, os ciclos geoquímicos do carbono, nitrogênio, fósforo e enxofre; distribuição e abundância de isótopos na natureza e a exploração geoquímica, também chamada de prospecção geoquímica, que é aplicada para a exploração mineral.

Petrologia - trata da origem, estrutura, ocorrência, e da história das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Os petrólogos estudam as mudanças que ocorrem nas rochas e são capazes de fazer um detalhado mapeamento mostrando os tipos de rochas existentes em uma área.

Mineralogia - trata dos minerais encontrados na crosta terrestre, e até mesmo os encontrados ou originados fora dela. A cristalografia estuda a forma externa e a estrutura interna dos cristais naturais ou sintéticos. Há quem considere a mineralogia a arte de identificar os minerais baseando-se nas suas propriedades físicas e químicas. A mineralogia econômica focaliza os processos responsáveis pela formação dos minerais, especialmente os de uso comercial.

Geologia estrutural - estuda atualmente as distorções das rochas em geral. Usualmente comparando as formas obtidas e as classificando. Essas distorções podem ser vistas tanto macroscopicamente quanto microscopicamente. Os geólogos estruturais são capacitados para localizar armadilhas estruturais que podem conter petróleo.

IlustraçãoSedimentologia - refere-se ao estudo dos depósitos sedimentares e das suas origens. Os sedimentólogos estudam inúmeras feições apresentadas nas rochas que podem indicar os ambientes que existiam no local no passado e assim entender os ambientes atuais.

Paleontologia - estuda a vida pré-histórica, tratando do estudo de fósseis de animais e plantas micro e macroscópicos. Os fósseis são importantes indicadores das condições de vida existentes no passado geológico, preservados por meios naturais na crosta terrestre.

Geomorfologia - trabalha com a evolução das feições observadas na superfície da Terra, identificando os principais agentes formadores dessas feições e caracterizando a progressão da ação de agentes como o vento, gelo, água... que afetam bastante o relevo terrestre.

Geologia Econômica - envolve a aplicação de princípios geológicos para o estudo do solo, rochas, água subterrânea para saber como devem influir no planejamento e construção de estruturas de engenharia.

Hidrogeologia - trata do gerenciamento de recursos hídricos, localização de lençóis freáticos e a construção de poços.

Geologia Ambiental - esse é um campo relativamente novo responsável pela coleta e análise de dados geológicos para evitar ou solucionar problemas oriundos intervenção humana no meio ambiente. Um dos seus ramos é o da Geologia Urbana, que trata dos impactos, geralmente caóticos, gerados sobre o meio ambiente, quando o incontrolável crescimento das cidades agride o ambiente ocasionando catástrofes que afetam diretamente a qualidade de vida da população. Atualmente o geólogo ambiental tem trabalhado bastante na elaboração de RIMAS (Relatórios de Impacto Ambiental), exigidos antes da execução de grandes obras.

Mercado de Trabalho

O mercado requer profissionais capacitados a desempenhar diversas funções e atividades especiais, com conhecimento técnico atualizado. As recentes descobertas de poços de petróleo e gás no litoral brasileiro indicam que a atividade está em franca expansão, o que demandará um número crescente de especialistas no setor petrolífero.

Matérias

- Cálculo diferencial e integral
- Física aplica à geologia
- Fundamentos de química
- Geologia geral
- Matemática para geologia
- Biologia geral
- Topografia
- Química analítica mineralógica
- Mineralogia
- Desenho geológico
- Introdução à geologia ambiental
- Físico-química aplicada à geologia
- Geologia estrutural
- Paleontologia
- Computação aplicada
- Tratamento de dados geológicos
- Petrologia sedimentar
- Petrologia ígnea
- Geomorfologia
- Geofísica
- Fotogeologia
- Geoquímica
- Petrologia metamórfica

Fonte: Universidade Federal do Ceará